A cinética química estuda a velocidade das reações e os fatores que influenciam nessa velocidade. Para uma reação química acontecer é necessário que os reagentes entrem em contato, possuam afinidade química, ocorra colisão efetiva, e que haja energia de ativação.
Energia de ativação é a quantidade de energia mínima que deve ser fornecida para a formação do complexo ativado e aconteça a reação. No complexo ativado as ligações dos reagentes estão enfraquecidas, enquanto as ligações dos produtos estão se formando.
V → velocidade da reação;
K → constante da velocidade;
a e b → expoentes determinados experimentalmente.
Essa lei também é conhecida como “Lei de Guldberg-Waage”, e diz que: “A velocidade de uma reação é diretamente proporcional às concentrações molares dos reagentes elevados aos seus coeficientes”. As reações podem ser elementares ou não elementares, nas não elementares, que são as que ocorrem em mais de uma etapa, utilizamos a etapa lenta para determinar a velocidade.
Reação: aA + bB → cC + dD
O catalisador é uma substância que aumenta a velocidade da reação sem ser consumida, diminuindo a energia de ativação.
Quanto maior é a concentração dos reagentes, maior vai ser a velocidade da reação química e o número de colisões efetivas.
Quanto maior for a temperatura, maior será a velocidade da reação química e da energia cinética, pois aumenta a quantidade de choques efetivos.
Quanto maior for a superfície de contato, maior a probabilidade de choques efetivos, e assim maior será a velocidade da reação química.
Set up your own website - Visit site