A termoquímica é a área da química que estuda as quantidades de calor liberadas ou absorvidas nas reações. Essa transferência de calor é realizada do corpo que tem a temperatura mais alta para o que tem a temperatura mais baixa. É o calor, ou energia calorífica, que determina a troca de energia térmica entre os dois corpos, sendo considerado como equilíbrio térmico quando os dois materiais atingem a mesma temperatura.
Na termoquímica, há dois tipos de reações: endotérmicas e exotérmicas.
Endo significa para dentro, portanto as reações endotérmicas são aquelas nas quais há absorção de calor. Por absorver o calor do meio em que está inserida, a reação endotérmica provoca uma sensação de resfriamento.
Exemplos: ebulição da água, fusão da água e fotossíntese.
Exo significa para fora, portanto as reações exotérmicas são aquelas nas quais há liberação de calor. Elas provocam uma sensação de aquecimento do meio em que estão inseridas.
Exemplos: condensação da água, queima de velas e combustão de álcool.
Entalpia (H) é um conceito químico relacionado com a quantidade de energia trocada entre as substâncias nas reações. No Sistema Internacional de Medidas (SI), a quantidade de calor é medida em kJ.
Não é possível determinar o valor da entalpia, então normalmente utiliza-se a variação de entalpia (∆H) que pode ser medida através de calorímetros.
A lei de Hess é utilizada para calcular a variação de entalpia.
Segundo Germain Hess: “a variação de entalpia (ΔH) em uma reação química depende apenas dos estados inicial e final da reação, independente do número de reações”.
De acordo com a Lei de Hess, a variação de entalpia é definida pela fórmula:
ΔH = Hf – Hi
Onde,
ΔH = variação da entalpia
Hf = entalpia final ou entalpia do produto
Hi = entalpia inicial ou entalpia do reagente
Assim, quando a variação de entalpia for negativa, a reação é exotérmica e quando a variação de entalpia for positiva a reação é endotérmica.
Entalpia de formação
Energia absorvida ou liberada necessária para formar 1 mol de uma substância
Entalpia de combustão
Energia liberada que resulta na queima de 1 mol de substância.
Entalpia de ligação
Energia absorvida na quebra de 1 mol de ligação química, no estado gasoso.
Designed with Mobirise - See here