LOGOCMLrs.GIF (3446 bytes)

std_bt_cml.gif (731 bytes) TopInformacoes.gif (929 bytes) TopProcurar.gif (858 bytes) TopComentar.gif (994 bytes) TopContactar.gif (976 bytes)
DHURS
Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos

Glossário

[ A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z ]

A

Ambiente - Conjunto de condições externas que influenciam a vida de um organismo individual ou de uma população.

 

Aterro sanitário - Terreno onde os resíduos sólidos são depositados de modo adequado para se minimizarem problemas ambientais ou de saúde pública. Um aterro sanitário tem de cumprir uma série de regras, de entre as quais se destacam: as condições de impermeabilidade do terreno e uma adequada compactação e cobertura diária dos resíduos.

[ Topo ]

B

Biodegradável - Que pode ser decomposto em elementos e componentes mais simples, mediante a acção de microrganismos. A fracção contabilizada com matéria orgânica nos RSU e a maior parte do papel são biodegradáveis.

 

Biodiesel - Designação dos carburantes produzidos a partir de plantas oleaginosas e que podem substituir ou serem utilizados como aditivo do gasóleo. O conteúdo energético é semelhante ao gasóleo e é biodegradável. É considerado um combustível renovável porque é obtido a partir de culturas agrícolas coma a da soja, girassol, colza e amendoim. O biodiesel insere-se num grupo de combustíveis alternativos como, poe exemplo, o metanol, o gás natural e a electricidade.

[ Topo ]

C

Cartão complexo - é um material constituído por 3 camadas diferentes (plástico,cartão e alumínio). Tem-se como exemplo as embalagens de sumo, leite, natas, etc...

 

Casco de vidro - o vidro "velho" que è aproveitado para ser reciclado. No caso dos RSU, è o vidro depositado nos vidrões (normalmente partido).

 

Coimas - sanção pecuniária derivada de um processo de contra-ordenação.

 

Compostagem - processo de decomposição da matéria orgânica dos RSU na presença de oxigénio, por acção das bactérias aeróbias (que necessitam de oxigénio para se desenvolverem) e de determinados fungos, para produzir um produto final semelhante a húmus, o composto, que pode ser aplicado no solo como correctivo orgânico.

 

Composto - Produto resultante de compostagem dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Uma mistura de resíduos orgânicos, decompostos parcialmente até um estado intermédio por acção de uma bactéria aeróbia ou anaeróbia. Um composto de boa qualidade, pode ser utilizado como fertilizante agricola.

 

Contentor - os contentores são recipientes utilizados para a deposição dos resíduos sólidos, sendo geralmente em plástico verde, com tampa, por forma a permitirem uma passagem do lixo para as viaturas de remoção, evitando o manuseamento directo dos mesmos. Os modelos utilizados respeitam as normas internacionais de construção (normas DIN) e os volumes adoptados são os de 90 litro, 120 litro, 240 litro e 1100 litro. Todas estas unidades, à excepção dos de 1100 litro, não devem ser colocados na via pública, excepto em horários previamente estabelecidos para que se possa proceder à recolha dos RSU.

[ Topo ]

D

Desenvolvimento sustentável - Em termos simples, trata-se de uma opção de crescimento que não põe em causa a satisfação das necessidades das gerações vindouras.

[ Topo ]

E

Ecoponto - conjunto de contentores, colocados na via pública para deposição selectiva de diferentes materiais (vidro, papel, embalagens e pilhas).

 

Entulhos - resíduos sólidos resultantes de demolições de edifícios. Não são considerados RSU.

 

Equipamentos para deposição dos RSU - destinam-se à colocação do lixo produzido nos núcleos urbanos. São de vários tipos e têm fins específicos. Os contentores verdes destinam-se à deposição dos lixos produzidos nos espaços de circulação pública; os contentores azuis (papelões) à colocação de papel velho, os vidrões para o vidro e os sacões para os dejectos caninos.

 

Estabilização acelerada - Processo pós-fermentação que aumenta o pH criando um ambiente desfavorável à sobrevivência de microrganismos.

[ Topo ]

F

Fermentação aeróbia - Conversão biológica de resíduos orgânicos em dióxido de carbono e água, na presença de oxigénio.

 

Fermentação anaeróbia - Conversão biológica de resíduos orgânicos em dióxido de carbono e água, na ausência de oxigénio, com libertação de metano.

 

Fileira - Refere-se ao escoamento separativo de cada tipo de material: pástico, metal e tetrapack

[ Topo ]

G

Sem termos disponíveis para esta letra

[ Topo ]

H

Húmus - Matéria orgânica morta decomposta por microrganismos.

[ Topo ]

I

Incineração - Queima dos resíduos sólidos em condições controladas de temperatura e oxigénio, para salvaguardar a combustão completa. A incineração terá obrigatoriamente emissões de fumos, devendo ter aparelhos adequados à remoção de poluentes, de modo a diminuir a poluição atmosférica.

 

Inerte - Substância inofensiva, que não reage fisica nem quimicamente (quimicamente neutra ou inactiva). O vidro, por exemplo, é considerado inerte.

[ Topo ]

J

Sem termos disponíveis para esta letra

[ Topo ]

K

Sem termos disponíveis para esta letra

[ Topo ]

L

Sem termos disponíveis para esta letra

[ Topo ]

M

"Monstros" - Objectos domésticos de grandes dimensões que estão fora de uso e de que as pessoas se querem desembaraçar. Estão neste caso, por exemplo, mobílias velhas, electrodomésticos, alcatifas, etc...

"Montureira" - Amontoado de detritos colocados na via pública de forma ilícita.

[ Topo ]

N

Sem termos disponíveis para esta letra

[ Topo ]

O

Sem termos disponíveis para esta letra

[ Topo ]

P

Política dos 3 R's - Conjunto de princípios orientadores da gestão dos resíduos adoptados pela União Europeia na sequência da Conferência do Rio em 1992. Os três R’s são: reduzir, reutilizar e reciclar.

 

Patogénicos - Organismos capazes de provocar doenças. As quatro maiores classes de patogénicos encontradas nos resíduos são: bactérias, vírus, protozoários e helmintas.

[ Topo ]

Q

Sem termos disponíveis para esta letra

[ Topo ]

R

Reciclar - Recolher e transformar um resíduo de modo a que este possa ser novamente utilizado, quer para o mesmo fim, quer para um fim distinto do original.

 

Redução de resíduos - A melhor forma de diminuir os efeitos negativos dos resíduos no ambiente é a diminuição da sua produção, bem como a diminuição ou eliminação de produtos geradores de poluição (redução de resíduos perigosos). Pode falar-se de redução a vários níveis - industrial, agrícola, etc... No caso dos RSU, o consumidor é um dos agentes importantes na redução das quantidades deste tipo de resíduos, ao tomarem atitudes que contribuem para essa redução, de que são exemplo optar por produtos com pouca embalagem ou utilizar o saco de compras em vez de sacos de plástico.

 

Remoção diferenciada - É a remoção de determinado tipo de resíduo, separativamente dos restantes resíduos, para serem objecto de um tratamento diferente. São objecto de recolha diferenciada, por exemplo, o papel e o vidro, para serem conduzidos a reciclagem.

 

Resíduos industriais - São os resíduos sólidos produzidos na indústria. Podem ser equiparáveis a RSU (caso dos provenientes de cantinas e escritórios), ou não, devendo então sofrer tratamento diferenciado. Nalgumas indústrias são mesmo produzidos resíduos perigosos, que devem ser objecto de tratamento específico para não causarem problemas quer ambientais quer de saúde pública.

 

Resíduos sólidos urbanos (RSU) - Incluem os resíduos sólidos domésticos (produzidos nas habitações), os “monstros” e os resíduos sólidos provenientes da limpeza pública. No caso do Município de Lisboa, são ainda considerados RSU, os resíduos comerciais de estabelecimentos com uma produção até 2000 litros por dia e os resíduos sólidos industriais equiparáveis a RSU provenientes de entidades cuja produção não ultrapasse os 2000 litros por dia.

 

Resíduos tóxicos ou perigosos - São os resíduos que contêm, ou estão contaminados, por substâncias que, em determinadas concentrações, representam risco para a saúde humana e para o ambiente. São exemplos destas substâncias: os pesticidas, os diluentes, os decapantes e alguns produtos químicos para limpeza doméstica.

 

Reutilizar - Utilizar um produto mais de uma vez para o mesmo fim para que foi concebido. Fala-se normalmente de reutilização no caso das embalagens, que são projectadas para perfazer um número mínimo de viagens ou rotações no seu ciclo de vida. É o caso das garrafas de vidro com tara.

[ Topo ]

S

Sem termos disponíveis para esta letra

[ Topo ]

T

Tetra pak - Marca de embalagens em cartão complexo.

[ Topo ]

U

Sem termos disponíveis para esta letra

[ Topo ]

V

Vectores - Animais de pequeno porte (insectos ou mamíferos) que são veículos de transmissão de doenças ao homem.

[ Topo ]

W

Sem termos disponíveis para esta letra

[ Topo ]

X

Sem termos disponíveis para esta letra

[ Topo ]

Y

Sem termos disponíveis para esta letra

[ Topo ]

Z

Sem termos disponíveis para esta letra

[ Topo ]

 

LogoEmail.gif (16633 bytes)
Câmara Municipal de Lisboa
DHURS - Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos
dhurs@esoterica.pt

Home ] Conteúdo ] [ Glossário ] Ficha técnica ] Pesquisar ] Notícias ]