Operadores de ocorrências podem ser zonais quando utilizados para obter estatísticas sobre as fontes de dados do tipo de ocorrências, considerando a localização dos pontos de ocorrências e seus atributos que interceptam as geometrias (pontos, linhas ou polígonos) dos objetos a serem monitorados ou suas áreas de influência (buffer) num intervalo de tempo passado. Também há operadores que não são zonais, mas utilizam atributos comuns das ocorrências e o objeto monitorado para realizar sumarizações, sem necessidade de utilizar operações espaciais.

A Figura 3.20 mostra os pontos de ocorrência em relação a um objeto monitorado na forma de polígono. Ocorrências podem estar dentro do polígono, na área do “buffer” (depende do tipo de utilitário “buffer” utilizado) ou não fazem interseção espacial com o polígono nem o seu “buffer”. Veremos um grupo de operadores onde um segundo “buffer” poderá ser utilizado sobre cada ocorrência para verificar se há pontos de ocorrências sobrepostos e assim considerar como uma única.

Figura 3.20 – Diferentes situações de ocorrências em relação a um objeto monitorado.



Estes operadores são divididos em quatro grupos: Sumário, Zonal, Zonal por intervalos e Zonal por agregação. A descrição de cada tipo a seguir.



1- Sumário (Summary)

Operador que realiza a sumarização de ocorrências no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado. Deve-se indicar um atributo que identifica unicamente os objetos e o mesmo nas ocorrências que são comuns.

SINTAXE GERAL:

occurrence.<operator>("<dynamic_data_occurrence>", "<time>", “<monitored_identifier>”, “<additional_identifier>”, ["<restriction>"])  

onde:

  • operator: count
  • dynamic_data_occurrence: String com o nome da série de dados de ocorrências;
  • time: String com o intervalo de tempo, a partir da hora atual, para filtrar as ocorrências. Este intervalo será aberto (< x) no valor informado e fechado ( = ) na hora atual. Ver utilitário unidades de tempo;
  • monitored_identifier: nome do atributo do objeto monitorado que será utilizado para se ligar os dados de ocorrências por outro atributo definido no <additional_identifier>. Utilize um atributo de identifique unicamente cada objeto;
  • additional_identifier: nome do atributo dos dados dinâmicos de ocorrência que será utilizado para se ligar ao objeto monitorado por outro atributo definido no <monitored_identifier>;
  • restriction: [Opcional] String com a restrição SQL a ser aplicada sobre atributos do dado dinâmico de ocorrência. Não utilizar se não houver restrição.


Segue a descrição de cada operador.

Sumário: Contagem

Retorna a quantidade de ocorrências sumarizadas no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.count("<dynamic_data_occurrence>", "<time>", “<monitored_identifier>”, “<additional_identifier>”, ["<restriction>"])  

Exemplo:        # exemplo

x = occurrence.count("ocorrencias", "1d", "geocodigo", "cod_ibge" "UF = ‘AM’")



Nota: Os nomes dos atributos não precisam ser iguais, assim como o tipo também não precisa ser o mesmo, pois o operador faz os ajustes para tipos diferentes. Importante é que o conteúdo seja o mesmo para que haja correspondência.



2- Zonal

Grupo de operadores que consideram as ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

SINTAXE GERAL:

occurrence.zonal.<operator>("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>", [<buffer>], ["<restriction>"])  

onde:

  • operator: count, min, max, mean, sum, median, standard_deviation, variance
  • dynamic_data_occurrence: String com o nome da série de dados de ocorrências;
  • attribute: String com o nome do atributo da ocorrência que deve ser utilizado para recuperar algum valor associado a ocorrência. O atributo deve ser do tipo numérico (Ex. Integer, Float, Double, Long). Não usar para operador “count”;
  • time: String com o intervalo de tempo, a partir da hora atual, para filtrar as ocorrências. Este intervalo será aberto (< x) no valor informado e fechado ( = ) na hora atual. Ver utilitário unidades de tempo;
  • buffer: [Opcional] “Buffer” para ser aplicado ao objeto monitorado. Parâmetro obrigatório somente se o parâmetro seguinte (restriction) for utilizado. Se não declarado será considerada a própria geometria do objeto (no caso do um mapa de polígonos, a própria área do polígono é utilizada). Ver utilitário “buffer” acima;
  • restriction: [Opcional] String com a restrição SQL a ser aplicada sobre atributos do dado dinâmico de ocorrência. Não utilizar se não houver restrição. Se for utilizada a restrição, obrigatoriamente o parâmetro de buffer acima deve ser declarado, mesmo que o buffer seja nulo.


Segue a descrição de cada operador.

Zonal: Contagem

Retorna a quantidade de ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.count("<dynamic_data_occurrence>", "<time>", [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        # exemplo com buffer e com restrição

buf1 = Buffer(BufferType.Level, 400, "m", 200, "m")

x = occurrence.zonal.count("ocorrencias", "1d", buf1, "UF = ‘AM’")


# exemplo sem buffer e sem restrição

x = occurrence.zonal.count("ocorrencias", "1d+")


# exemplo sem buffer e com restrição

buf1 = Buffer()

x = occurrence.zonal.count("ocorrencias", "1d", buf1, "UF = ‘AM’")

# ou

x = occurrence.zonal.count("ocorrencias", "1d", Buffer(), "UF = ‘AM’")

Zonal: Mínimo

Retorna o menor valor do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.min("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>", [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        buf1 = Buffer()

x = occurrence.zonal.min("foco", "intensidade","1d",  buf1, "UF = ‘AM’")

Zonal: Máximo

Retorna o maior valor do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.max("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>", [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        buf1 = Buffer()

x = occurrence.zonal.max("ocorrencias", "Intensidade", "1d", buf1, "UF = ‘AM’")

Zonal: Média

Retorna a média dos valores do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.mean("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>", [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        buf1 = Buffer()

x = occurrence.zonal.mean("ocorrencias", "intensidade", "1d", buf1, "UF = ‘AM’")

Zonal: Mediana

Retorna a mediana dos valores do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.median("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>", [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        buf1 = Buffer()

x = occurrence.zonal.median("ocorrencias", "intensidade", "1d", buf1, "UF = 'AM'")

Zonal: Soma

Retorna a soma dos valores do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.sum("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>", [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        buf1 = Buffer()

x = occurrence.zonal.sum("ocorrencias", "intensidade", "1d", buf1, "UF = 'AM'")

Zonal: Desvio Padrão

Retorna o desvio padrão dos valores do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.standard_deviation("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>", [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        buf1 = Buffer(BufferType.Level,  400, “m“, 200, “m”)

x = occurrence.zonal.standard_deviation("ocorrencias", "intensidade", "1d", buf1)

Zonal: Variância

Retorna a variância dos valores do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.variance("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>", [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        x = occurrence.zonal.variance("ocorrencias", "1d", "Intensidade")




3- Zonal por agregação

Grupo de operadores que consideram as ocorrências agrupadas em torno do mesmo ponto e que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado. Para verificar as ocorrências agrupadas um outro “buffer” nas ocorrências é definido.

SINTAXE GERAL:

occurrence.zonal.aggregation.<operator>("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>",aggregationStatistic, aggregationBuffer, [<buffer>], ["<restriction>"])

   onde:

  • operator: count, min, max, mean, sum, median, standard_deviation, variance
  • dynamic_data_occurrence : String com o nome da série de dados de ocorrências;
  •  attribute: String com o nome do atributo da ocorrência que deve ser utilizado para recuperar os valores, o atributo deve ser do tipo numérico (Ex. Integer, Float, Double, Long). Não usar para operador “count”;
  • time: String com o intervalo de tempo, a partir da hora atual, para filtrar as ocorrências. Ver utilitário  Unidades de tempo;
  • aggregationStatistic: Tipo de operador estatístico a ser utilizado para selecionar o valor do atributo para as ocorrências agregadas. Não usar para operador “count”;
  • aggregationBuffer: Buffer para agregação dos pontos de ocorrência. Ver utilitário Buffer;
  • buffer: [Opcional] “Buffer” para ser aplicado ao objeto monitorado. Parâmetro obrigatório somente se o parâmetro seguinte (restriction) for utilizado. Se não declarado será considerada a própria geometria do objeto (no caso do um mapa de polígonos, a própria área do polígono é utilizada). Ver utilitário “buffer” acima;
  • restriction: [Opcional] String com a restrição SQL a ser aplicada sobre atributos do dado dinâmico de ocorrência. Não utilizar se não houver restrição. Se for utilizada a restrição, obrigatoriamente o parâmetro de buffer acima deve ser declarado, mesmo que o buffer seja nulo.

Segue a descrição de cada operador.

Zonal por agregação: Contagem

Retorna a quantidade de ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado. Ocorrências agrupadas em torno do mesmo ponto serão contadas uma única vez.

Sintaxe:

occurrence.zonal.aggregation.count("<dynamic_data_occurrence>", "<time>", aggregationBuffer, [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        # exemplo com buffer na ocorrência e no objeto, e com restrição

buf1 = Buffer(BufferType.Level, 400, "m", 200, "m")

bufaggreg = Buffer(BufferType.Out,  200, "m")

x = occurrence.zonal.aggregation.count("foco", "1d", bufaggreg, buf1, "UF = 'AM'")  


# exemplo sem buffer no objeto, mas com buffer na ocorrência, e sem restrição

bufaggreg = Buffer(BufferType.Out,  200, "m")

x = occurrence.zonal.aggregation.count("foco", "1d", bufaggreg)


# exemplo sem buffer e com restrição

buf1 = Buffer()

x = occurrence.zonal.aggregation.count("foco", "1d", bufaggreg, buf1, "UF = 'AM'")

# ou

x = occurrence.zonal.aggregation.count("foco", "1d", bufaggreg, Buffer(), "UF = 'AM'")

Zonal por agregação: Mínimo

Retorna o menor valor do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado. Ocorrências agrupadas em torno do mesmo ponto terão um único valor obtido por análise estatística (utilitário estatístico).

Sintaxe:

occurrence.zonal.aggregation.min("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>",aggregationStatistic, aggregationBuffer, [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        bufaggreg = Buffer(BufferType.Out,  200, "m")

x = occurrence.zonal.aggregation.min("raios", "Intensidade", "4h", Statistic.min, bufaggreg)

Zonal por agregação: Máximo

Retorna o maior valor do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado. Ocorrências agrupadas em torno do mesmo ponto terão um único valor obtido por análise estatística (utilitário estatístico).

Sintaxe:

occurrence.zonal.aggregation.max("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>",aggregationStatistic, aggregationBuffer, [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        bufaggreg = Buffer(BufferType.Out,  200, "m")

x = occurrence.zonal.aggregation.max("raios", "Intensidade", "4h", Statistic.max, bufaggreg)

Zonal por agregação: Média

Retorna a média dos valores do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado. Ocorrências agrupadas em torno do mesmo ponto terão um único valor obtido por análise estatística (utilitário estatístico).

Sintaxe:

occurrence.zonal.aggregation.mean("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>",aggregationStatistic, aggregationBuffer, [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        buf1 = Buffer()

bufaggreg = Buffer(BufferType.Out,  200, "m") 

x = occurrence.zonal.aggregation.mean("raios", "Intensidade", "1h", Statistic.max, bufaggreg, buf1, "UF = 'AM'")

Zonal por agregação: Mediana

Retorna a mediana dos valores do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado. Ocorrências agrupadas em torno do mesmo ponto terão um único valor obtido por análise estatística (utilitário estatístico).

Sintaxe:

occurrence.zonal.aggregation.median("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>",aggregationStatistic, aggregationBuffer, [<buffer>], ["<restriction>"]))

Exemplo:        bufaggreg = Buffer(BufferType.Out,  200, "m")

x = occurrence.zonal.aggregation.median("raios", "Intensidade", "1h", Statistic.max, bufaggreg)

Zonal por agregação: Soma

Retorna a soma dos valores do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado. Ocorrências agrupadas em torno do mesmo ponto terão um único valor obtido por análise estatística (utilitário estatístico).

Sintaxe:

occurrence.zonal.aggregation.sum("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>",aggregationStatistic, aggregationBuffer, [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        buf1 = Buffer()

bufaggreg = Buffer(BufferType.Out,  200, "m")

x = occurrence.zonal.aggregation.sum("raios", "Intensidade", "1h", Statistic.max, bufaggreg, buf1, "UF = 'AM'")

Zonal por agregação: Desvio Padrão

Retorna o desvio padrão dos valores do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado. Ocorrências agrupadas em torno do mesmo ponto terão um único valor obtido por análise estatística (utilitário estatístico).

Sintaxe:

occurrence.zonal.aggregation.standard_deviation("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>",aggregationStatistic, aggregationBuffer, [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        buf1 = Buffer(BufferType.Level,  400, "m", 200, "m")

bufaggreg = Buffer(BufferType.Out,  200, "m")

x = occurrence.zonal.aggregation.standard_deviation("raios", "Intensidade", "1h", Statistic.max, bufaggreg, buf1)

Zonal por agregação: Variância

Retorna a variância dos valores do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado. Ocorrências agrupadas em torno do mesmo ponto terão um único valor obtido por análise estatística (utilitário estatístico).

Sintaxe:

occurrence.zonal.aggregation.variance("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time>",aggregationStatistic, aggregationBuffer, [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        bufaggreg = Buffer(BufferType.Out,  200, "m")

x = occurrence.zonal.aggregation.variance("raios", "Intensidade", "360sec", Statistic.max, bufaggreg)




4- Zonal por intervalos

Grupo de operadores que consideram as ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre dois valores de tempo informado no passado.

SINTAXE GERAL:

occurrence.zonal.interval.<operator>("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time_begin>",  "<time_end>", [<buffer>], ["<restriction>"]) 

 onde:

  • operator : count, min, max, mean, median, sum, standard_deviation, variance
  • dynamic_data_occurrence : String com o nome da série de dados de ocorrências;
  • attribute: String com o nome do atributo da ocorrência que deve ser utilizado para recuperar os valores, o atributo deve ser do tipo numérico (Ex. Integer, Float, Double, Long). Não usar para operador “count”;
  • time_begin: String inicial (mais antigo) do intervalo de tempo para filtrar as ocorrências. Este valor será aberto (< tempo mais antigo) no tempo informado;
  • time_end: String final (mais recente) do intervalo de tempo para filtrar as ocorrências. Este valor será fechado ( <= tempo mais recente) no tempo informado;
  • buffer: [Opcional] “Buffer” para ser aplicado ao objeto monitorado. Parâmetro obrigatório somente se o parâmetro seguinte (restriction) for utilizado. Se não declarado será considerada a própria geometria do objeto (no caso do um mapa de polígonos, a própria área do polígono é utilizada). Ver utilitário “buffer” acima;
  • restriction: [Opcional] String com a restrição SQL a ser aplicada sobre atributos do dado dinâmico de ocorrência. Não utilizar se não houver restrição. Se for utilizada a restrição, obrigatoriamente o parâmetro de buffer acima deve ser declarado, mesmo que o buffer seja nulo.

Segue a descrição de cada operador.

Zonal por intervalo: Contagem

Retorna a quantidade de ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo inicial e final informado no passado em função da data/hora atual.

Sintaxe:

occurrence.zonal.interval.count("<dynamic_data_occurrence>", "<time_begin>",  "<time_end>", [<buffer>], ["<restriction>"])


Exemplo:        # exemplo com buffer e com restrição

buf1 = Buffer(BufferType.Level, 400, "m", 200, "m")

x = occurrence.zonal.interval.count("ocorrencias", "2d", "1d", buf1, "UF = 'AM'")  


# exemplo sem buffer e sem restrição

x = occurrence.zonal.interval.count("ocorrencias", "2d", "1d")


# exemplo sem buffer e com restrição

buf1 = Buffer()

x = occurrence.zonal.interval.count("ocorrencias", "2d", "1d", buf1, "UF = 'AM'")

# ou

x = occurrence.zonal.interval.count("ocorrencias", "2d", "1d", Buffer(), "UF = 'AM'")


Zonal por intervalo: Mínimo

Retorna o menor valor do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.interval.min("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time_begin>",  "<time_end>", [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        buf1 = Buffer()

x = occurrence.zonal.interval.min("raios", "Intensidade", "4h", "1h", buf1, "UF = 'AM'")

Zonal por intervalo: Máximo

Retorna o maior valor do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.interval.max("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time_begin>",  "<time_end>", [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        buf1 = Buffer()

x = occurrence.zonal.interval.max("raios", "Intensidade", "4h", "1h", buf1, "UF = 'AM'")

Zonal por intervalo: Média

Retorna a média dos valores do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.interval.mean("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time_begin>",  "<time_end>", [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        buf1 = Buffer()

x = occurrence.zonal.interval.mean("raios", "Intensidade", "4h", "1h", buf1, "UF = 'AM'")

Zonal por intervalo: Mediana

Retorna a mediana dos valores do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.interval.median("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time_begin>",  "<time_end>", [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        buf1 = Buffer()

x = occurrence.zonal.interval.median("raios", "Intensidade", "4h", "1h", buf1, "UF = 'AM'")

Zonal por intervalo: Soma

Retorna a soma dos valores do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.interval.sum(“<dynamic_data_occurrence>”,“<time_begin>”, “<time_end>”, “<attribute>”, [<buffer>], “<restriction>”)

Exemplo:        buf1 = Buffer()

x = occurrence.zonal.interval.sum("raios", "Intensidade", "4h", "1h", buf1, "UF = 'AM'")

Zonal por intervalo: Desvio Padrão

Retorna o desvio padrão dos valores  do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.interval.standard_deviation("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time_begin>",  "<time_end>", [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        buf1 = Buffer(BufferType.Level,  400, "m", 200, "m")

x = occurrence.zonal.interval.standard_deviation("raios", "Intensidade", "4h", "1h", buf1)

Zonal por intervalo: Variância

Retorna a variância dos valores do atributo das ocorrências que interceptam o objeto monitorado ou sua área de influência (buffer) no intervalo de tempo definido entre a data/hora atual e o valor de tempo informado no passado.

Sintaxe:

occurrence.zonal.interval.variance("<dynamic_data_occurrence>", "<attribute>", "<time_begin>",  "<time_end>", [<buffer>], ["<restriction>"])

Exemplo:        x = occurrence.zonal.interval.variance("raios", "Intensidade", "360s", "48s")