Exemplo de análise baseado em Grades
A seguir apresentamos um exemplo típico da utilização de análise baseada em grades que faz o cruzamento entre quatro mapas matriciais (grades) estáticos e uma grade de precipitação por satélite GOES dinamicamente coletada (Figura 3.27). Assim, no exemplo abaixo considere o seguinte cenário:
- Os mapas temáticos de geologia, geomorfologia, solos e uso_terra foram criados em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) e convertidos (ponderados) para grades numéricas com valores (pesos) entre 1 e 3. Os pesos atribuídos às classes de cada mapa temático foram definidos em função da vulnerabilidade a deslizamentos (escorregamentos) de terra em encostas.
- Os dados matriciais das grades ponderadas dos mapas temáticos estão disponíveis em uma base de dados na forma de arquivos que são identificados como dados adicionais estáticos.
- A variável ambiental dinâmica a ser cruzada com os mapas temáticos é a precipitação acumulada diária (‘hidro’), que também será ponderada com valores entre 1 a 3 na execução do programa de análise.
- A soma ponderada entre os cinco mapas (4 estáticos e 1 dinâmico) foi estabelecida utilizando pesos definidos com ajuda da técnica AHP (Processo Analítico Hierárquico), sendo 0.4 x uso_solo + 0.33 x geologia + 0.65 x geomorfologia + 0.75 x solo + 0.87 x chuva_ponderada, de modo que os valores da grade final fiquem também entre 1 a 3.

Figura 3.27 – Exemplo de análise baseada em grades (dinâmicas + estáticas).
Para uma melhor compreensão da regra de análise do exemplo vamos analisá-la por partes.
vuso = grid.sample(“V_Uso_Terra”) or 0
vgeo = grid.sample(“V_Geologia”) or 0
vgeom = grid.sample(“V_Geomorfologia”) or 0
vsolo = grid.sample(“V_Solos”) or 0
Estas linhas definem uma variável para cada grade numérica correspondente aos mapas temáticos (geologia, geomorfologia, solo e uso da terra) que foram ponderados em um SIG. As variáveis “vuso”, “vgeo”, “vgeom” e “vsolo” recebem os valores dos pontos de cada grade através do operador “grid.sample”.
chuva = amostra(“hidro”) or 0 # Dado Dinâmico
pchuva = 0
O conteúdo da variável “chuva” receberá os valores dos pontos da grade do último dado ambiental coletado, no caso, a precipitação acumulada em 24 horas por satélite (fonte de nome “hidro”). Uma outra variável de nome “pchuva” será inicializada com valor 0 (zero) para receber o resultado da ponderação a seguir.
# Pondera o dado de chuva coletado
if chuva < 10:
pchuva = 1
elif chuva < 20:
pchuva = 1.5
elif chuva < 45:
pchuva = 1.7
elif chuva < 60:
pchuva = 2.2
elif chuva < 80:
pchuva = 2.6
else:
pchuva = 3
Nas linhas acima, utilizamos o comando “if” para realizar a ponderação dos valores de chuva. Se a chuva for < 10 o peso será 1, se chuva for < 20 ou >= 10 o peso será 1.5, se chuva for < 45 ou >= 20 o peso será 1.7, se chuva for < 60 ou >= 45 o peso será 2.2, se chuva for < 80 ou >= 60 o peso será 2.6 e qualquer valor de chuva > 80 o peso será 3.
# Realiza o cruzamento ponderado
return = return 0.4 * vuso + 0.33 * vgeo + 0.65 * vgeom +
0.75 * vsolo + 0.87 * pchuva
Na linha acima utilizamos o comando “return” para criar a grade de saída ponderada. Note que cada mapa receberá um peso diferente dependendo do propósito do cruzamento, neste caso, o risco a deslizamento de terra. A definição dos pesos pode ser realizada por meio da técnica AHP (Analytic Hierarchy Process) muito comum em sistemas de geoprocessamento.
NOTA: Ao criar uma grade dinâmica como resultado desse tipo de análise, o usuário deverá informar na interface qual o sistema de projeção, qual o tamanho (retângulo envolvente) e qual a resolução espacial dessa grade. O dado dinâmico resultante dessa análise poderá ser utilizado em outras análises como qualquer outro dado coletado externamente.
|
Para uma maior compreensão da sintaxe da linguagem ou uso de opções avançadas, recomenda-se a leitura do anexo, a documentação disponível em português em https://wiki.python.org.br ou site oficial em https://www.python.org/ . |
A seguir serão apresentadas em detalhes as opções disponíveis para acesso aos dados desse tipo de análise, os operadores históricos e os de previsão.
