Os elementos químicos possuem propriedades diversas, alguns desses elementos químicos possuem propriedades específicas, sendo a radioatividade uma dessas propriedades. Os elementos químicos que possuem essa característica são instáveis, e na radioatividade esses elementos químicos emitem energia na forma de partículas.
Nas reações nucleares acontecem transformações no núcleo do átomo, alterando o elemento químico, onde é liberada uma grande quantidade de energia. Existem dois tipos de reações nucleares, a de fissão nuclear e a de fusão nuclear.
No exemplo acima, 1 nêutron atinge o núcleo do urânio, ocasionando a divisão desse núcleo, formando dois elementos químicos diferentes, e uma quantidade maior de nêutrons, que podem atingir outros núcleos, por isso a reação é em cadeia. Esse processo libera uma grande quantidade de energia.
É uma reação nuclear onde o núcleo atômico se divide em dois ou mais núcleos menores, liberando uma grande quantidade de energia. A fissão nuclear acontece em cadeia, e o núcleo atômico que se divide geralmente possui uma grande massa. A fissão nuclear pode ser aplicada em bombas atômicas e em reatores de usinas nucleares.
No exemplo acima, os isótopos de hidrogênio se unem formando um elemento químico de massa maior e uma certa quantidade de nêutrons, esse processo de fusão nuclear libera uma quantidade enorme de energia.
A fusão nuclear é a união de dois núcleos atômicos leves para formar outro núcleo atômico com massa maior, esse processo libera uma quantidade de energia ainda maior que na fissão nuclear, nas estrelas e no sol ocorre esse processo de fusão.
Web page was made with Mobirise