Uma reação química, ou fenômeno químico, é um processo que envolve a alteração da matéria em um nível molecular. Diferente dos fenômenos físicos, que alteram o estado da matéria (de sólido para líquido, de líquido para vapor), as reações químicas promovem um rearranjo dos átomos.
Nestes processos, as substâncias entram em contato com outras, formando novos compostos. Elas podem ser observadas de forma mais detalhada em laboratórios, com o auxílio de alguns equipamentos, porém é possível seus resultados no dia-a-dia em remédios, produtos de limpeza, alimentos, etc.
Para fazer uma reação química são necessários dois tipos de substâncias: os reagentes, que são os componentes iniciais, que se misturam e reagem entre si; e os produtos, que é o resultado da reação.
REAGENTES → PRODUTOS
As reações de síntese ocorrem quando dois ou mais reagentes dão origem a um único produto.
A + B → C
Exemplos:
C + O2 → CO2
2H2 + O2 → 2H2O
Nas reações de decomposição acontece o contrário das reações de síntese. Nelas, um único reagente dá origem a mais de um produto.
A → B + C
Exemplos:
2KclO → 2KCl + O2
CaCO3 → CaO + CO2
As reações de simples troca, ou deslocamento, possuem em seus reagentes uma substância simples e uma composta, que dão origem a outra substância simples e outra substância composta.
A + BC → AB + C
Exemplos:
Fe + 2HCl → H2 + FeCl2
Zn + 2HCl → ZnCl2 + H2
As reações de dupla troca acontecem entre duas substâncias compostas que originam outras duas substâncias compostas.
AB + CD → AC + BD
Exemplos:
KNO3 + NaCl → KCl + NaNO3
NaCl + AgNO3 → AgCl + NaNO3
Também conhecida como Lei da Conservação das Massas, a Lei de Lavoisier diz que, em sistemas fechados, a massa total não se altera, sendo a mesma no início e no fim da reação. Portanto, a soma das massas dos reagentes é iguala soma das massas nos produtos.
m(reagentes) → m(produtos)
Também conhecida como Lei das Proporções Constantes, a Lei de Proust diz que “a proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa, constante e invariável”, ou seja, independentemente do método utilizado, a proporção dos elementos presente sempre será a mesma.
A Lei de Proust deu origem ao que conhecemos como balanceamento químico.
Balancear uma equação química é igualar a quantidade de átomos dos elementos reagentes e dos elementos presentes nos produtos. Para isso utiliza-se números, conhecidos como coeficientes, que são posicionadas à esquerda da fórmula da substância.
Exemplo:
Fórmula não balanceada: H2 + O2 → H2O
Fórmula balanceada: 2H2 + O2 → 2H2O
This page was built with Mobirise